Os 3 tipos de Ricos

No mundo hoje vivem mais de 7 bilhões de pessoas espalhadas pelos mais de 200 países, cada qual com seus costumes e culturas, e na maioria impera o culto ao ter, onde o dinheiro é a razão maior do existir, pois quem tem é valorizado e quem não tem é desprezado. Ao longo dos meus mais de 30 anos de experiência profissional, tenho estudado muito a respeito das culturas, das mais diversas pessoas, conhecendo todas os tipos de classes sociais, dos mais ricos aos mais pobres, dos mais arrogantes aos mais humildes, dos mais avarentos aos mais solidários….

Uma das coisas que mais me chamou atenção nessa jornada, é que existem 3 tipos de ricos, cada qual com suas qualidades e defeitos, com suas vantagens e desvantagens. O primeiro tipo é o rico-pobre, aquele que tem muita riqueza material mas espiritualmente é miserável, só pensa em mais acumular, e para ele as pessoas ficam em 5º plano, pois sempre que podem tentam as desvalorizar, vangloriando-se do seu dinheiro.

O segundo tipo é o pobre-rico, é aquela pessoa que materialmente pouco tem, mas espiritualmente é rica, sabe valorizar as pessoas e agradece o pouco que tem, sua relação para com os outros é de respeito. O terceiro tipo é o rico-rico, aquela pessoa que tem abundância material e a utiliza para servir e ajudar a sociedade, tem abundância de espírito, pois é humilde e valoriza seus irmãos, busca sempre uma relação de respeito e cordialidade, pois sabe que o maior valor está no ser e o ter é apenas consequência.

Também existe uma outra categoria que nem vale a pena falar, que é a do pobre-pobre, qual além da miséria material, espiritualmente são mais pobres ainda, vivem tentando ganhar a qualquer custo, muitas vezes passando por cima dos outros, e só valorizam o ter, relegando o ser a um plano inferior. E você em qual categoria se encontra, sim falo de categoria, pois isso é mutável, ninguém é rico, mas sim está rico, assim como ninguém é pobre, mas sim está pobre, e nessa jornada da vida, já vi muitos papéis se inverterem, ricos perderam tudo e pobres enriquecerem. Por último uma reflexão que diz que o dinheiro não muda o caráter de ninguém, mas sim só o revela.

Pense nisso!

Att. Dr. Abdul Nasser.

Carrinho